Gerente de CX e Pré-Vendas da Jump Label, Felipe Palmeri é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec-SP e entrou na Jump em 2015, ainda no início da empresa, quando tinha menos de 5 funcionários. Mas antes de se apaixonar pelo mundo da tecnologia, nem sempre teve certeza de que esse era o caminho que o traria realização profissional.
Aos 12 anos de idade, se apaixonou pelo mundo das artes marciais e encontrou no Kung Fu tudo que precisava naquele momento. Participou de campeonatos e, por um instante, cogitou seguir carreira na área, afinal foram mais de 10 anos nessa jornada. Palmeri nos conta que sempre foi bastante interessado em tecnologia. Durante a infância, se recorda de dividir o seu tempo entre o Kung Fu e passar tardes brincando no computador.
Nessa disputa, a tecnologia venceu! Após alguns meses de faculdade, Palmeri foi chamado para uma entrevista em uma empresa de BI (Business Intelligence) e, apesar de ser para uma área diferente do que planejava para a sua carreira, arriscou. Passou as duas madrugadas que antecederam a entrevista estudando novas ferramentas e se preparando. A entrevista foi um sucesso e esse foi o começo da sua trajetória profissional na tecnologia.
Até chegar na Jump, Felipe trabalhou em outras duas empresas, sendo a última onde conheceu os, até então, futuros sócios da Jump: Anderson, Capua e Carlos. Na sequência, ele foi para um intercâmbio na Austrália, por sete meses. Um dia após o seu retorno ao Brasil, antes mesmo de recuperar seu número de telefone, ele recebeu um convite para trabalhar na Jump Label. De lá para cá, já são quase 8 anos de história!
Dentro dessa jornada, ele destaca uma de suas experiências enquanto Liderança Técnica onde pode, pela primeira vez, se envolver mais diretamente com pessoas e suas necessidades. Por ser responsável por uma equipe, Felipe desenvolveu a habilidade de ouvir. Seu time tinha o papel “non-grato”, mas extremamente necessário, de receber as reclamações e demandas de outras áreas. Eram muitas as ferramentas utilizadas nessa época: SAS, SQL, Power BI, Python, Power Center além, de claro, muita inteligência emocional para dar o suporte técnico, lidar com as pessoas envolvidas e criar treinamentos em tempo real: “Eu acho que existem melhores maneiras de ensinar, sem ser jogando o colaborador no fogo”, nos conta Palmeri (infelizmente uma prática comum do mercado). Do alto dos seus 12 anos de carreira na Tecnologia, Felipe considera esse capítulo de sua vida uma das suas maiores experiências profissionais e, com certeza, trouxe a estrutura necessária para o cargo que exerce hoje na Jump, como Gerente de CX.
Além de entender as regras, Felipe destaca que “saber se comunicar com as pessoas a sua volta é uma habilidade extremamente necessária. Não adianta focar apenas nas métricas, formas e dados, é necessário entender do negócio e saber falar com as pessoas.”
Palmeri acredita que os mundos de Analytics e Machine Learning caíram na graça da maioria das pessoas e são assuntos tendência. “Há uma década, o Business Intelligence era mais focado em olhar e analisar os dados anteriores para a tomada de decisão. Hoje, isso evoluiu e se faz necessário olhar para além dos dados. A Inteligência, os Modelos Estatísticos, por exemplo, possibilitam que olhemos para o futuro além das decisões que foram tomadas no passado”.
E complementa: “a maioria das coisas que usamos em nosso dia a dia, seja pelo celular ou outro device, tem inteligência artificial e análise de dados. E esse ainda é só o começo, a tecnologia continuará evoluindo e tende a ser cada vez mais relevante na nossa vida, nos permitindo utilizar cada vez mais aplicações inteligentes.”
E para quem está pensando em ingressar na área, ou já ingressou, mas ainda está dando os seus primeiros passos, Palmeri dá a dica com um leve spoiler: “precisa estudar! É um mercado muito aquecido, e existe muito conteúdo a disposição na internet. Dá para fazer muita coisa por conta, fazer algum curso ou, ainda, se inscrever no Jump Start, que em breve abrirá novas turmas.”
Sem dúvidas a atuação de Felipe como Professor de Kung-Fu no início de sua jornada profissional colaborou para que ele fosse o profissional que é hoje. Inclusive, ele compartilha conosco um mantra que aprendeu com o seu mestre: “ele falava muito isso nos treinos: não existe eu não consigo, existe o eu não quero. Então, se for algo que você realmente deseja, vá atrás, coloque a sua energia nisso. É possível construir uma carreira de sucesso quando você tem ao seu lado a força de vontade.”
Sobre a Jump
Somos uma empresa de serviços que atua na área de tecnologia e análise de dados. Com uma equipe composta de pessoas especializadas e capacitadas em diversas áreas, trazemos inovação e vantagens competitivas para nossos clientes de maneira eficiente e agilizada.
Atendemos todos os tipos de projeto trabalhando na captação e análise de dados, além de concepção e desenvolvimento de produtos.
Utilizamos uma metodologia diferenciada, entregando resultados de alta performance e qualidade, com agilidade e eficiência, pois acreditamos que podemos ir além do básico e trazer inovação para todos os tipos de negócio.