O Jump Minds deste mês é com a Jéssica Ferreira, nossa Gerente de Delivery, que trabalha na área de dados há cerca de 8 anos.
Há aproximadamente 4 anos, ela começou sua jornada na Jump, evoluindo da área de Líder de Ciência de Dados para Especialista de Pré-vendas e, agora, Gerente de Delivery.
Sua jornada no mundo da estatística começou quando leu uma matéria da SUPERINTERESSANTE que dizia: “Dois milhões de pessoas vão ler esta matéria. Menos de 500 virarão estatísticos.” A frase a desafiou e ela pensou “por que não ser uma dessas 500?”
Ela completou seu pensamento dizendo: “Continuo inspirada pela ideia de estar entre aqueles 500 estatísticos, não apenas como profissional, mas como parte de uma comunidade que molda o futuro com dados.”
A partir daí, ela se formou em Estatística pela Universidade de Brasília e fez pós-graduação em Ciência de Dados e Big Data na PUC-Minas. Começou a trabalhar com estatística, mas logo se interessou pela área de ciência de dados, se aprimorando em Python, SAS e R.
Durante sua trajetória na Jump, também trabalhou no time do CoE, nosso Centro de Excelência.
Junto ao CoE, liderou o time do Jump Start, programa de capacitação da Jump, destinado a profissionais que querem se aprofundar no mundo da tecnologia e dados, focado em ferramentas e conceitos na área de ciência de dados, como SQL, Python, PySpark, metodologias ágeis e alfabetização de dados.
Sobre o programa de capacitação, Jéssica afirma: “O aspecto mais gratificante do programa foi ver a transformação dos participantes ao longo do curso. Muitos deles chegaram com pouco ou nenhum conhecimento sobre os tópicos abordados, e foi incrível observar seu crescimento e desenvolvimento. Tivemos grupos diversificados de participantes, cada um com suas próprias histórias e desafios, mas todos compartilhando uma coisa em comum: o desejo de aprender e se desenvolver na área de ciência de dados.”
Agora, como Gerente de Delivery, Jéssica tem o privilégio de acompanhar de perto os projetos, desde a concepção até a execução final, garantindo a satisfação do cliente e mantendo uma proximidade com os consultores.
Sobre sua função, ela evidencia: “Como gerente de delivery, habilidades de gestão de projetos e liderança são chave para garantir a entrega de projetos dentro dos prazos e orçamentos, mantendo ao mesmo tempo um ambiente de trabalho motivado e comprometido.”
Para quem tem o interesse de ingressar na área de tecnologia, dados e estatística, Jéssica tem uma dica: “Além do domínio técnico em matemática, estatística e linguagens de programação como Python e R, é importante ter uma forte compreensão dos princípios de machine learning.”
Ela completa dizendo: “Na função de pré-vendas, habilidades de negócios e consultoria são cruciais. Como gerente de delivery, as habilidades de gerenciamento de projetos são indispensáveis. A capacidade de resolver problemas complexos de forma rápida e eficiente, especialmente em ambientes de projeto dinâmicos, é igualmente importante.”
Como metas para seu futuro junto à Jump, Jéssica quer garantir que cada projeto reflita os altos padrões de qualidade da Jump e que cada cliente sinta que suas necessidades foram não apenas atendidas, mas superadas.
Para finalizar, ela conta um pouco sobre sua experiência trabalhando na Jump: “Visto a camisa da empresa não só por acreditar em seu potencial, mas também por me sentir verdadeiramente parte dela. Acredito que todo profissional deveria ter a oportunidade de vivenciar uma experiência tão enriquecedora e pertencente quanto a que eu tenho na Jump.”