Tanto o e-commerce como as mídias sociais já fazem parte da vida da maioria das pessoas, pois bem, imagine quantas vezes nós abrimos o celular para dar aquela olhada no Facebook e no Instagram, mesmo que seja só para passar o tempo?
Provavelmente mais do que se pode perceber. E é por causa desse engajamento que as redes sociais tem, e por elas estarem sempre nos rodeando, que as empresas percebem nelas uma forma de ter mais visibilidade e encontrar mais clientes. Assim como o público consumidor que se habituou com compras online.
A fusão de mídias com o e-commerce
O social commerce é uma fusão entre as mídias sociais com o e-commerce. Ou seja, todas os produtos, promoções e novidades estão atrelados as contas das redes sociais, alcançando pessoas do seu interesse e elas podem alcançar sua empresa e a marca que forem do interesse delas.
É possível que em algumas redes, como o Facebook, você possa delimitar que perfil de cliente que a empresa deseja alcançar. Ele atua como uma vitrine para o seu público alvo, chamando a atenção deles e trazendo mais clientes para seu site.
Relação e-commerce e cliente
A comunicação entre cliente e empresa fica bem mais próxima, quando o seu consumidor passa a ter uma relação mais aberta, uma vez que é possível abrir conversas, responder comentários, tirar dúvidas e até resolver de forma mais eficaz algum problema que eventualmente possa ocorrer. A mídia social permite uma aproximação que faz com que o cliente se sinta acolhido e confortável com a empresa.
Como manter uma comunicação?
Um dos métodos é manter a socialização com seu cliente, ter uma frequência de postagens. Através de algumas plataformas é possível criar eventos convidando alguns clientes, fazer avaliações e enviar promoções. Adaptar seu site para ficar mais parecido com as redes sociais, também ajuda muito. Algumas empresas criaram um sistema onde o cliente pode dar like dentro do site quando se interessa por um produto, e isso é uma forma também de chamar mais a atenção do consumidor para sua loja online.
O e-commerce é uma forma de estar no mesmo lugar que seu cliente, independente da localização. É uma forma da sua empresa fazer parte da vida dele, e uma forma dele sempre lembrar da sua marca quando precisar comprar uma peça de ultima hora, ou quando ele quiser uma peça específica, ele pode ir atrás do seu site. E tudo isso sem ele ter que comparecer a uma loja física, o que as vezes acaba sendo incomodo para o cliente.
Compras online
Se hoje as compras online por sites de lojas já são um sucesso e ajudam muito nas vendas, pelas redes sociais e ainda alcançam seu público, fica ainda mais fácil conseguir essa conquista de cliente.
Mais uma coisa que esse processo consegue ajudar, é no aumento da confiança entre o cliente com a loja. Quando alguém vê um site não conhecido pelas redes sociais, geralmente as pessoas entram nos comentários para descobrir se o site é confiável. E isso gera uma confiança maior em se fazer a compra online.
Hoje muitas lojas grandes que existem online não possuem muitos pontos de vendas em lojas físicas, porque o online consegue gerar o lucro necessário. Além disso, elas têm no estoque o que anunciam, e não correm o risco do cliente ver um produto na loja online e chegar na física e descobrir que o produto não está disponível. O online continua crescendo muito e migrar para essas plataformas só ajuda a empresa e os clientes.