Especialista em Pré-Vendas da Jump Label, Renan Fazani é formado em Ciência da Computação e iniciou sua trajetória na Jump no final de 2014, atuando como Engenheiro de Dados. Em 2021, passou a integrar a equipe de Customer Experience atuando no entendimento e elaboração de propostas no time de Pré-Vendas e em 2022 iniciou o acompanhamento da jornada do cliente com a equipe de Pós-Vendas e participa ativamente das iniciativas do COE, nosso Centro de Excelência aqui da Jump.
Com 19 anos de experiência em tecnologia, tem quem ache que desde o começo Renan já sabia o que fazer, mas sua escolha pelo mundo dos dados não foi tão rápida. Antes de optar por Ciência da Computação, ele pensava em ser Engenheiro Civil ou Arquiteto. Mas uma coisa é fato, Renan sempre teve uma vontade de construir coisas e vê-las tomando forma. Pouco tempo antes de escolher qual área seguir, optou por fazer um técnico em informática, gostou da parte de desenvolvimento e foi nesse momento que decidiu seguir carreira em Ciência da Computação.
Em 2005, 3 meses após iniciar a faculdade, conseguiu um estágio com desenvolvimento em VB6. Em 2008 teve seu primeiro contato com o mundo dos dados quando entrou na IBM e deu os seus primeiros passos no SAS, o que foi o começo de uma grande história. Isso porque foram mais de 5 anos de relacionamento com essa tecnologia até iniciar sua jornada na Jump em 2014, com foco também em SAS.
Renan destaca que “a melhor maneira de atender os clientes é entender a sua real necessidade, ir a fundo em seus questionamentos e percepções para, dessa maneira, elaborar soluções customizadas, com as melhores práticas de mercado, que facilitem suas demandas. Um olhar focado no ser humano e suas necessidades realmente faz a diferença em grandes empresas.” Para ele, não existe entendimento sem antes haver escuta ativa, e essa é uma habilidade que Renan vem desenvolvendo bastante ao longo do tempo, seja participando do processo de transformação de um lead em cliente (pré-venda), seja implementando o processo de melhoria contínua e acompanhamento do cliente durante todo o projeto (pós-venda).
Os desafios definitivamente são seus principais motivadores, e ele nos conta que a sensação de estar diante de um novo desafio o inspira a pensar de maneira disruptiva, focando em trazer novas soluções para antigos dilemas dos clientes: “é importante abrir a cabeça e olhar com outros olhos para os desafios, é dessa maneira que eu agrego novos conhecimentos para meus projetos.”
Fazani tem um perfil extremamente adaptável, flexível e focado em resolução de demandas. Espera do futuro um crescimento gradual, tanto pessoal quanto profissional, pois vê na Jump esse olhar preocupado com todas as equipes: “Vejo de perto a dedicação que os gestores têm em aproximar a equipe. Não somos perfeitos, mas na busca da perfeição há um caminho cheio de novidades e soluções para facilitar as atividades dos nossos profissionais e clientes.”
Para quem tem interesse em entrar na área, Renan aconselha: “Não desista… A área de tecnologia é muito abrangente e evolui a cada dia. Se houver uma dica específica para essa área, é: corram atrás das novidades e estudem sempre que possível.”
E qual recado o Renan do passado diria para o Renan do presente? – “Estude sobre conceitos, não sobre ferramentas, pois ferramentas se tornam obsoletas e morrem, conceitos evoluem.”
Para finalizar, Renan deixa como inspiração uma frase da música da banda Tool: “E seguindo nossa vontade e o vento / Nós chegaremos onde ninguém jamais esteve.”
Sobre a Jump
Somos uma empresa de serviços que atua na área de tecnologia e análise de dados. Com uma equipe composta de pessoas especializadas e capacitadas em diversas áreas, trazemos inovação e vantagens competitivas para nossos clientes de maneira eficiente e agilizada.
Atendemos todos os tipos de projeto trabalhando na captação e análise de dados, além de concepção e desenvolvimento de produtos.
Utilizamos uma metodologia diferenciada, entregando resultados de alta performance e qualidade, com agilidade e eficiência, pois acreditamos que podemos ir além do básico e trazer inovação para todos os tipos de negócio.