Vazamento de 26 bilhões de dados - Jump

Vazamento de 26 bilhões de dados

Como se proteger e por que investir em governança de dados

Publicação: 24/01/2024 - 17:00

Escrito por: Jump

Pesquisadores de segurança descobriram o maior vazamento de dados já registrado até o momento. A base de dados, com aproximadamente 26 bilhões de registros, foi encontrada numa instância de armazenamento aberto e é referida como a “mãe de todos os vazamentos”.

Os dados incluem informações pessoais de usuários de plataformas e serviços como X (antigo Twitter), Adobe, Canva, Dropbox, LinkedIn e Telegram, além de registros de várias organizações governamentais dos EUA e de outros países, incluindo o Brasil.

No Brasil, o vazamento inclui dados de quase 350 milhões de contas, incluindo dados de instituições públicas como USP, SPTrans e Petrobras, e empresas privadas como CCA, Descomplica e Vakinha.

Os pesquisadores alertam que os dados podem ser usados para diversos tipos de ataque, como roubo de identidade, esquemas de phishing, ataques cibernéticos direcionados e acesso não autorizado a contas pessoais e sensíveis.

Para as pessoas se protegerem dos riscos associados a esse vazamento, as vítimas devem: mudar suas senhas em todas as contas, estar atentas a e-mails de phishing, usar autenticação de dois fatores em todas as contas.

No caso de empresas é importante implementar uma estratégia de governança de dados. Que se trata de um conjunto de práticas, processos, políticas, padrões e métricas que visam garantir a qualidade, a segurança, a disponibilidade e a usabilidade dos dados em uma organização.

À medida que as organizações enfrentam desafios como esse cada vez mais complexos em relação aos dados, investir em ferramentas avançadas para governança torna-se indispensável.

A Jump é uma empresa especializada em governança de dados, assim como outros serviços em tecnologia e dados. Nossa equipe pode ajudar sua empresa a implementar estratégias de governança de dados adequadas a cada necessidade.

Acesse nosso site para saber mais sobre como podemos proteger seus dados: