O Desing Thinking é uma estratégia utilizada para o desenvolvimento de produtos e serviços, ajudando a encontrar diversas formas de solucionar problemas variados. Além de entender o que os usuários ou consumidores necessitam para a realização de seus problemas, como o desenvolvimento de produtos inovações tecnológicas, etc. De forma resumida, é uma forma criativa e prática de analisar diferentes pontos de vista, fazer os testes e implementá-los. Sua principal proposta é encontrar respostas revolucionárias ou inovadoras, focando nas necessidades que o mercado tem.
Essa estratégia não se baseia em cálculos matemáticos ou em estatísticas, mas sim nas observações que vem do contato direto com os clientes, sendo este uma metodologia mais humana. É importante que uma empresa invista nisso, para se encontrar soluções criativas para problemas comuns, trazendo um diferencial para a empresa em questão.
Brainstorm
Por exemplo o Brainstorm e mapas mentais são importantes para esse processo. Mas ter a imersão, que ajuda a identificar um problema por meio da observação; a análise e síntese, que organiza e analisa as informações obtidas durante a imersão; ideação, o qual o objetivo é encontrar possibilidades para resolver os desafios; e prototipação, que materializa e valida os produtos por meio de diversos testes.
Esses passos são necessários para a implementação e utilização do Design Thinking. Existem algumas empresas de sucesso que utilizam o Design Thinking e provam que sua utilização é bem vinda. Como a Natura, que conseguiu identificar percepções diferentes para seus produtos, e desenvolveu processos criativos. A Netflix, que personaliza seus conteúdos e entrega um diferencial para os consumidores. A Havaianas, que antigamente era conhecida apenas pelos chinelos de dedos que produzia, mas hoje, tem um mix de produtos, além da variação de chinelos.
O Método de Design Thinking
É importante que para se implementar o método de Design Thinking as empresas percebam que é necessário se ter um novo olhar sobre as situações do dia a dia. Além de dar abertura para os profissionais dessa área conseguirem liberar suas inspirações e deixarem fluir as ideias. Não os deixar engessados em costumes antigos que a empresa talvez tenha.
Antes de qualquer mudança, é necessário que os gestores de uma empresa reconheçam e descubram quaisquer problemas que talvez exista. Uma forma de descobrir isso, é realizando pesquisas de mercados com consumidores que possam avaliar os produtos fornecidos por aquela empresa. E então terá os materiais necessários para começar a pensar e planejar as mudanças que o Design Thinking pode fazer. Encontrando meios inteligentes e criativos para fazer as mudanças necessárias que vão auxiliar ainda mais no crescimento dos negócios.
E por último, é importante que se façam testes e exista o monitoramento dos seus produtos para acompanhar se os mesmos estão tendo uma boa taxa de aceitação no mercado. Há formas variadas de se usar o Design Thinking, mas considere alguns aspectos essenciais que são: o olhar do ser humano, a visão de negócio e a utilização da tecnologia. E assim, os gestores e colaboradores poderão conseguir melhorias, inovação, e novas soluções para quaisquer problemas que exista. Além de chamar mais a atenção e conseguir ficar na frente de outros que não utilizam esses métodos de inovação.
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