A sua empresa com certeza busca a cada dia mais formas de evoluir, modernizar e crescer. Por isso, o uso de tecnologias para auxiliar no trabalho e otimizar o tempo, pode ajudar e facilitar muito quem está procurando por crescimento. Além disso, a famosa frase “tempo é dinheiro” é muito verdadeira, principalmente quando se fala em ganhar tempo na análise de dados e melhorias. Por isso, é importante conhecer e utilizar os recursos e benefícios que o Analytics tem.
O que é
Analytics, ou inteligência analítica, é a análise de dados ou estatísticas que permitem o desenvolvimento de habilidades analíticas e também de raciocínios sistêmicos. Ele utiliza técnicas matemáticas e estatísticas para encontrar padrões de dados. Cada dado é gerado para obter melhores resultados. Ele possibilita a melhora de desempenho de análise de dados de uma empresa. Ele consegue verificar tanto dados estruturados, que são encontrados em documentos, bancos de dados, planilhas e etc., como não-estruturados, como interação em redes sociais, e-mails e vídeos. Suas aplicações podem descrever, diagnosticar, e até predizer sobre ações que podem ser tomadas.
Tudo o que se faz no digital, tem um registro de dados. E-mails, telefones, até uma busca na internet, tudo isso é registrado. Hoje, muitas empresas buscam utilizar essa ferramenta ao seu favor, criando um banco de dados para o seu estoque, sistema financeiro, sistema de vendas e assim por diante.
Como aplicar
Esses dados são aplicados de forma veloz. Existem alguns exemplos reais de como ele funciona. Na prevenção ao crime, as análises conseguem identificar e até prever uma atividade criminal. Empresas de cartões conseguem monitorar transações e atualizações dos clientes, entendendo quando algo está saindo da rotina daquele cliente.
Dentro do esporte ele também é utilizado para a contagem do desempenho dos atletas, sua força, capacidade física, velocidade, assim por diante.
Aplicativos como o Waze, que funciona como GPS e trânsito, oferece um serviço que mostra geograficamente os locais com engarrafamento, acidentes, problemas na via ou vias livres através dos comentários dos próprios usuários em tempo real baseado em dados.
Existem várias áreas que recorrem ao Analytics para o seu melhoramento e desenvolvimento. É possível determinar padrões de uso do sistema anual para a organização de recursos e armazenamentos. Ajuda a ter uma visão mais geral do sistema ao reunir dados que são utilizados para análises futuras.
Google Analytics
O google Analytics é um bom exemplo a ser dado sobre como essa ferramenta funciona. Ele é um dos sistemas de análise de dados mais utilizados no mundo. Ele serve para coletar dados de usuários que entram no site da sua empresa e assim ele começa a receber informações importantes sobre os usuários. Sendo muito utilizado nas áreas de Marketing e TI (Tecnologia da Informação).
O google dá para a empresa informações sobre o comportamento do usuário até ele realizar uma compra. Pode conseguir ver também qual produto está tendo melhor desempenho dentro do site, quais estão sendo suas classificações. Ele também pode ver quantos usuários trafegam pelo site. Ele é capaz de identificar problemas do site, como erros de acesso e etc. Assim é mais fácil de gerar uma solução sem perder muito tempo. Além disso, ele compreende o desenvolvimento e desempenho individual de cada página acompanhando o comportamento da plataforma.
O Analytics é importante e imprescindível para o crescimento e para facilitar a tomada de decisões, resoluções de problemas e cuidados com os usuários. Por isso, cada vez mais as empresas estão apostando nesse recurso e nas melhorias que ele pode apresentar.
Fale Conosco! A Jump Label conta com uma equipe de profissionais qualificados, que buscam não apenas uma solução técnica, mas um valor atrelado e com uma implantação assertiva, focando assim em uma solução completa para seu negócio.