O mercado de trabalho atual exige cada vez mais profissionais capacitados para lidar com dados e tecnologias avançadas. Portanto, a Jump desenvolveu o Jump Start, um programa de treinamento intensivo focado no desenvolvimento profissional dos participantes. Até o momento, o programa já capacitou 56 profissionais em três turmas, com 15% desses profissionais sendo internalizados pelos clientes e 85% alocados em outras funções.
Atualmente, a turma ativa conta com 22 participantes, todos altamente engajados e ansiosos para concluir o treinamento e aplicar os conhecimentos adquiridos em suas futuras carreiras.
O que é o Jump Start?
O Jump Start é um programa de treinamento intensivo, dividido em quatro etapas principais, desenvolvido para capacitar profissionais em habilidades de manipulação e análise de dados. Com uma duração de três meses, o objetivo é preparar os participantes para o mercado de trabalho, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos, e a vivência em projetos reais.
A jornada até a capacitação
Antes de começar o treinamento, os candidatos passam por um processo seletivo divido em duas etapas: no contato inicial, é realizado um bate-papo com os candidatos e a aplicação de um teste de lógica. Após a seleção dos melhores candidatos, passamos para a segunda etapa do processo, na qual é aplicado um desafio prático podendo ser em equipe ou individual e, por fim, são selecionados os melhores talentos que participarão do processo de capacitação do Jump Start.
Início do treinamento: Nesta primeira fase, os participantes aprenderam os conceitos e teorias dos dados, iniciando a alfabetização de dados.
Entendimento de linguagens: Os participantes tiveram uma imersão nas linguagens e ferramentas essenciais para a manipulação e análise de dados, incluindo SQL, Python e Pyspark, além de visualização de dados com Power BI.
Consolidação dos conceitos: Houve uma apresentação teórica das ferramentas, desenvolvimento de habilidades práticas e estudo de casos de sucesso da Jump.
Última etapa do treinamento: Aplicação do aprendizado na resolução de problemas do cotidiano dos clientes, permitindo aos participantes colocar em prática tudo o que foi aprendido.
Durante o curso, o professor de SQL Eryck de Noronha e a aluna Débora Carolina compartilharam conosco suas experiências e participações, confira:
Eryck de Noronha, Data Engineer: O professor recentemente concluiu suas aulas de SQL com a atual turma e afirmou que vários participantes mostraram um talento promissor e estão no caminho certo para alcançar grandes feitos na área de análise de dados.
Débora Carolina: A aluna compartilhou conosco que o curso tem sido uma jornada incrível com uma sala de aula inspiradora e instrutores excelentes. Além disso os exercícios práticos ajudam consolidar o conhecimento.
Na Jump, acreditamos que o desenvolvimento profissional é a chave para o sucesso individual e coletivo.
Visão do futuro
Jéssica Ferreira Silva, Head de operações: A responsável pelo curso compartilhou que a 4° turma está prestes a ser concluída com o módulo de Python. Os 22 participantes estão engajados e colaborativos, indicando que estamos no caminho certo para atender às expectativas.
Após isso, os participantes finalizarão o curso, estando aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho com uma base sólida em manipulação e análise de dados.
A Jump também oferece a seus clientes a possibilidade de criação de programas personalizados, focados em tecnologias e conhecimentos específicos conforme a cultura de cada empresa. Isso garante a escolha ideal dos profissionais, reduzindo a curva de aprendizado, custos e riscos na busca por novos talentos, e facilitando a efetivação e internalização dos colaboradores ao final do processo.
Fique ligado em nossas redes sociais para participar da próxima turma do Jump Start.
Vamos escutar sobre tecnologia?
Acesse o Jump Talk, nosso bate-papo com convidados relevantes que apresentam assuntos relevantes para a transformação digital da sua empresa.
Separamos episódios que podem te interessar:
Jump Talk #25 – O desenvolvimento e o futuro da tecnologia com IA
Jump Talk #21 – A cultura e democratização dos dados d’O Boticário