Jump Minds: Carlos Alberto Pinto

Publicação: 14/12/2022 - 19:00

Escrito por: Jump

Sócio Fundador da Jump Label, Carlos Alberto Pinto tem formação na área de Tecnologia e trabalha desenvolvendo sistemas desde os 16 anos. Ao longo do tempo investiu também em formações na área de Administração, com ênfase em análise, Gestão Financeira e Análise Empresarial, além de outras formações técnicas voltadas para parte de tecnologia.

Para Carlos “o CEO tem a visão do hoje, mas tem que olhar sempre para o futuro, buscando uma visão do crescimento e do que queremos alcançar. Meu papel é cuidar para que sempre tenhamos uma estrutura e um orçamento que nos proporcione uma visão a longo prazo do negócio”. Dentro de suas principais funções destaca toda a parte financeira, administrativa e jurídica.

Envolvido no mundo dos dados há quase 50 anos, Carlos une a expertise de quem viu esse mercado nascer, com um olhar sincero e extremamente humano para as suas relações desde então. Inclusive, o nome da empresa foi uma homenagem a primeira linguagem de dados que ele teve contato: a linguagem de máquina – “a gente dava um Jump no Label”, comentou Carlos.

Foi na década de 70, em uma fábrica, que teve o primeiro contato com a tecnologia. Usando um Olivetti P652, com um manual em mãos, começou a escrever um sistema com base no que a empresa precisava e deu certo! Foi assim que Carlos começou a escrever a sua história: com códigos! Aliás escrever um livro com a sua trajetória é um de seus desejos: “não tinha monitor, não tinha nada, só escrevíamos códigos”, conta Carlos.

Praticante de meditação desde os 17 anos, foi a partir dos 18 que sentiu uma mudança em sua maneira de olhar para a vida. Ele ainda não sabia, mas a partir de então sua vida não seria mais a mesma. Foi aos poucos entendendo a importância de olhar para o ser humano, acima de qualquer rótulo ou status. E traz consigo esse olhar até hoje, garante que “é necessário ter humildade, ter consciência do que não se sabe e precisa buscar aprender”.

Carlos nos conta ainda que nunca teve um desejo de ter uma consultoria, mas que a paixão pelo mundo de dados o trouxe para a Jump, a convite do Anderson Argentoni e do Rafael Cápua, que hoje dividem a diretoria da empresa, a história e a vida – “É dirigindo na estrada que se aprende a trocar um pneu, é necessário tirar o melhor proveito de tudo” comenta sobre ser empresário hoje no Brasil.

Durante a pandemia, Carlos ressalta o seu maior desafio como empresário: encontrar o ponto de equilíbrio. “Eu sabia que tínhamos que ter um caixa forte, diminuir custos e vender mais. Diminuir custos era o último recurso, porque isso significava cortar pessoas e prejudicar famílias. Assim, vender era nosso principal foco no período pandêmico, tanto que crescemos 90%. Foi um desafio enorme nessa época e a gente cresceu, foi uma união muito grande da equipe como um todo.”

Para quem tem o desejo de ingressar na área de tecnologia, a dica que Carlos dá é simples: “primeiro veja se você tem o jeito, não faça apenas porque ‘é uma área que paga bem’. Busque conhecimento e veja se consegue pegar as lógicas, se você gostar, tem toda a chance de dar certo”.

Agora, para quem tem vontade de empreender, o conselho é um pouco mais profundo: “você tem que ter uma preparação, você não pode contar que vai se preparar e se estruturar ao longo do caminho, porque você vai mais errar do que acertar. É preciso saber pelo menos o que é um plano de negócio, o que envolve uma empresa, como está desenhada a sua a estrutura, quais são os objetivos que você quer alcançar. Antes de montar uma consultoria, veja quais são os passos que precisam ser dados e esteja preparado. Erros vão acontecer, mas a diferença é que quando você se prepara, é possível contorná-los”.

Para finalizar, Carlos nos deixa um conselho para a vida: “Busque conhecer a si mesmo melhor, saber quem você é na sua essência, no seu coração. Não estou falando de personalidade, maneira de pensar, conhecimentos adquiridos. Estou falando de quem se é na essência. Busque se entender. Na hora que isso acontecer, eu garanto que fica tudo mais simples na vida, porque nós somos uma coisa só.”

Sobre a Jump

Somos uma empresa de serviços que atua na área de tecnologia e análise de dados. Com uma equipe composta de pessoas especializadas e capacitadas em diversas áreas, trazemos inovação e vantagens competitivas para nossos clientes de maneira eficiente e agilizada.

Atendemos todos os tipos de projeto trabalhando na captação e análise de dados, além de concepção e desenvolvimento de produtos.

Utilizamos uma metodologia diferenciada, entregando resultados de alta performance e qualidade, com agilidade e eficiência, pois acreditamos que podemos ir além do básico e trazer inovação para todos os tipos de negócio.