Jump Minds: Rafael Capua

Publicação: 19/01/2023 - 19:05

Escrito por: Fernando Barone

Autodidata, Rafael Capua se intitula um “não-formado”. Seu primeiro contato com a programação foi aos 13 anos, quando ainda brincava no computador de seu pai, também programador. Quanto mais contato tinha com a tecnologia, mais sede tinha em aprender (por conta) sobre esse mundo.

Seu primeiro curso foi aos 16, onde equilibrava os estudos com o seu trabalho com manutenção de computadores em algumas empresas em São Paulo. Aos 17 ingressou em uma faculdade de Engenharia e, logo percebeu que a sua paixão era mesmo a Tecnologia. Dessa forma, trocou de curso e iniciou Sistemas da Informação por mais 2 anos, época em que conseguiu seu primeiro emprego – e decidiu sair da faculdade e seguir fazendo cursos por conta.

Foi a partir daí que o seu contato com consultorias de tecnologia começou. Capua nos conta que foi durante esse período (de aproximadamente 10 anos) onde aprendeu, de fato, o que sabe sobre tecnologia.

A ideia de abrir a Jump surgiu logo depois que a consultoria em que ele trabalhava foi comprada por outra consultoria. A falta de identificação com a cultura da nova empresa, motivou as conversas com o Anderson Argentoni sobre a abertura da própria consultoria, cuja meta inicial era não passar de 20 funcionários. Hoje, a Jump tem mais de 200 colaboradores e a intenção, para um futuro de médio prazo, é chegar na marca de 1.000 funcionários.

Hoje, Capua orquestra as áreas de delivery, pessoas e comercial. Seu desafio diário é se relacionar com novas pessoas, empresas, parceiros, visando gerar novos negócios e soluções. Além de comandar, é claro, a parte técnica, lidando diretamente com os consultores alocados e gestores que entregam, todos os dias, o resultado nos clientes.

Uma de suas preocupações é manter a parte técnica sempre atualizada e alinhada com as principais novidades de mercado: “Sempre busco que a gente conheça novas tecnologias e novidades para que a Jump se diferencie também pela parte técnica. Nosso objetivo é oferecer ao mercado pessoas qualificadas, atualizadas e dedicadas ao trabalho. Vejo muito as pessoas buscando, cada uma do seu jeitinho, uma maneira da empresa crescer, uma maneira de melhorar. E isso é muito importante. É também por isso que buscamos sempre ter o olhar mais humano, que deveria ser natural para outras companhias, mas sabemos que não é.”

Ele nos conta que desde o início da Jump, tudo foi pensado com cuidado para que a empresa tivesse uma estrutura forte, uma base sólida, em consonância com os ideais dos sócios e parceiros de trabalho. O crescimento se deu de maneira individual e, também, coletiva: “foi tudo feito aos poucos, não foi da noite para o dia que alcançamos os 200 colaboradores. Foi uma evolução gradual e constante e assim seguiremos, mantendo a base organizada para chegar aos 1.000 colaboradores de uma forma saudável e respeitosa.”

A ideia de se ter uma estrutura sólida e com um olhar amplo, construído em conjunto, proporciona uma visão mais humana, próxima das pessoas e mantém um crescimento, ao mesmo tempo, saudável e estruturado. Ainda sobre o processo de expansão da Jump, Capua nos conta que “às vezes (os planos) não acontecem na velocidade e do jeito que a gente quer.

Mas, indo aos poucos, com calma e constância, as peças se encaixam da melhor maneira para manter ou superar a qualidade de todo o trabalho”.

Para quem deseja ingressar na área de tecnologia, ele aconselha: “Não se limite. Estude, conheça a área e não tenha medo. Ao invés de criar limitações na sua cabeça, abre o Google e busque informações sobre o que você quer aprender e… vem que dá certo! É só querer e correr atrás”.

Encerramos com uma visão muito interessante de Capua: “Quando olho para o passado, é ele que me diz onde eu preciso melhorar. Mas também não me perco remoendo o que passou. A vida é um conjunto de situações e acontecimentos. Cada dia em que a gente tropeça, a gente aprende um pouquinho e, com isso, evolui e melhora. Então não tem essa de apagar o passado ou não olhar para ele. Se você errou, você melhora. Se você não errar, você não vai aprender.”

Sobre a Jump

Somos uma empresa de serviços que atua na área de tecnologia e análise de dados. Com uma equipe composta de pessoas especializadas e capacitadas em diversas áreas, trazemos inovação e vantagens competitivas para nossos clientes de maneira eficiente e agilizada.

Atendemos todos os tipos de projeto trabalhando na captação e análise de dados, além de concepção e desenvolvimento de produtos.

Utilizamos uma metodologia diferenciada, entregando resultados de alta performance e qualidade, com agilidade e eficiência, pois acreditamos que podemos ir além do básico e trazer inovação para todos os tipos de negócio.