O User Experience, ou experiência do usuário, é uma forma que se encontrou para fidelizar e conquistar clientes. Porém, a experiência do usuário nem sempre é de modo positivo, mas não deixa de ser uma experiência. É sempre importante lembrar que o UX está em todos os lugares. Seja quando o consumidor usa um celular, ou um site, ou até mesmo um carro. É importante saber qual experiência ele está tendo com o produto que lhe é oferecido desde o primeiro contato até o pós-venda e a sua utilização. Esse contato começa desde que você descobre o produto.
De acordo com Donald Norman, responsável pela criação do termo enquanto estava na empresa Apple diz que “o UX é a maneira como você experimenta o mundo, é a maneira como você experimenta a sua vida, é a maneira como você experimenta um serviço.” A melhor coisa é entregar uma experiência boa para seus clientes e deixa-los satisfeitos, para que ele sempre tenha um bom relacionamento com a sua marca.
Por que a experiência do usuário é importante?
Quando um cliente gosta de um produto, ele passa a divulga-la sem mesmo perceber que faz isso. Quando fala com um amigo, ou parente. Ou quando alguém comenta sobre precisar comprar um produto determinado e ele lembra da boa experiência com a sua marca, indicando-a. Por exemplo, alguém comenta com um colega que precisa comprar um celular novo. Essa pessoa tem um celular da marca da sua empresa, se ele tiver uma boa experiência com essa empresa, certamente ele vai comentar como gosta daquela marca, e fazer uma publicidade, mesmo que imperceptível. Agora sua marca não ganhou só um cliente, mas dois. E desses podem vir outros.
No entanto, quando o consumidor não tem uma boa relação com o produto ou seu fabricante, ele pode acabar desencorajando um possível cliente. E então a empresa perde um possível cliente. O que claramente não é interessante.
User Experience na prática
Os profissionais responsáveis por esse serviço, estão sempre buscando inovações e melhores formas de aprimoramento para os usuários. O contato com os clientes é necessário para interagir e obter mais informações sobre como está sendo a experiência com o produto comprado.
Dentro de sites, o UX vai avaliar a interação que o seu cliente tem com o mesmo. Como ele navega, o que interessa a ele, se está tendo uma boa experiência ou não. É de extrema importância que o site seja organizado, de fácil acesso para encontrar o que o consumidor deseja. Isso tudo causa uma boa impressão e facilita a navegação.
Cores e símbolos ajudam o usuário a saber em que parte do seu site ele está. Não colocar muitas informações em uma mesma página ajuda a experiência não ficar cansativa demais.
Inserir sugestões ajudam o consumidor. Se ele está em uma determinada página, é provável que se interesse por aquele produto oferecido. Dê à ele opções do produto, ou produtos equivalentes aquele.
Quando maiores as preocupações com boas apresentações, melhores experiências seu cliente vai ter. Avaliando-o de forma positiva. O estudo de como atrair da melhor forma o cliente é essencial para obter mais atração do cliente pela marca, melhorias, desenvolvimentos e vai garantir um número de vendas bem maior do que aqueles que não estão interessados em ganhar o cliente fielmente.
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