O impacto da IA no mercado de trabalho - Jump

O impacto da IA no mercado de trabalho

A IA irá substituir nossos empregos ou continuaremos sendo necessários?

Publicação: 17/04/2024 - 09:16

Escrito por: Jump

A Inteligência Artificial está revolucionando nossas vidas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Ela se integra e participa ativamente de nossa rotina diária. Você já parou para pensar como seria viver sem ela e como tem sido seu impacto em seu dia a dia?

Agora, pense no impacto da IA no mercado de trabalho. Atualmente, ela nos ajuda a aumentar a produtividade, otimizar tarefas rotineiras, organizar informações e até mesmo a criar e executar estratégias. Tornou-se difícil imaginar um dia sem suas funcionalidades.

Contudo, surge a pergunta: a IA irá substituir nossos empregos ou continuaremos sendo necessários? Essa questão tem preocupado muitas pessoas.

No Jump Talk #25, nosso convidado Rafael Coronel compartilhou sua opinião de que a IA não irá roubar empregos, mas sim criar novas oportunidades para os profissionais. E, ultimamente, muitos especialistas têm concordado com essa visão.

Vamos agora aos números para entender o futuro que a IA terá no mercado de trabalho:

Podemos interpretar pelo infográfico que a IA irá gerar muitos empregos ao mesmo tempo em que extinguirá cargos e automatizará tarefas. Essa equação é simples: haverá muito mais oportunidades no futuro e cabe a nós nos capacitar com as habilidades necessárias para o mercado. No entanto, essa responsabilidade não deve ser exclusivamente nossa. As empresas também devem investir na capacitação de seus colaboradores e em ferramentas adequadas, para que todo o mercado caminhe juntamente em direção à transformação digital, inovação e a um mercado justo e próspero.

Algumas habilidades foram listadas como essenciais, e podemos observar que teremos que desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas – áreas em que as máquinas, pelo menos por enquanto, não conseguem competir.

Para concluir este artigo, vamos explorar as oportunidades de trabalho com IA:

Desenvolvimento de software e IA

🔸Engenheiros de software especializados em IA: Criação, desenvolvimento e implementação de soluções de IA.

🔸Especialistas em aprendizado de máquina: Desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina para resolver problemas complexos.

🔸Arquitetos de IA: Criação e gerenciamento de sistemas de IA.

 

Engenharia de software

🔸Engenheiros de software de robótica: Desenvolvimento de software para robôs e sistemas autônomos.

🔸Engenheiros de software de sistemas embarcados: Desenvolvimento de software para sistemas embarcados em dispositivos inteligentes.

🔸Engenheiros de software de segurança de IA: Garantia da segurança de sistemas de IA.

 

Cuidados de saúde

🔸Médicos especialistas em IA: Utilização da IA para diagnósticos, tratamento e acompanhamento de pacientes.

🔸Enfermeiros especialistas em IA: Utilização da IA para o cuidado de pacientes.

🔸Bioinformatistas: Análise de dados biológicos para identificar genes e proteínas associados a doenças.

 

Manufatura

🔸Engenheiros de manufatura especializados em IA: Implementação de sistemas de manufatura automatizados com IA.

🔸Técnicos de robótica: Operação e manutenção de robôs.

🔸Especialistas em inteligência artificial artificial: Desenvolvimento de sistemas de IA para otimizar processos de produção.

 

Outras áreas

🔸Professores de IA: Ensino de IA em escolas e universidades.

🔸Consultores de IA: Assessoria de empresas na implementação de soluções de IA.

🔸Escritores de conteúdo sobre IA: Criação de conteúdo informativo e educativo sobre IA.

Temos uma inteligência única e somos nós quem operamos as máquinas, não o contrário. Para aqueles que se sentem inseguros, é importante transformar esse medo em motivação para aprender a controlar as máquinas e utilizá-las da melhor maneira possível.

Mantenha-se atento ao mercado e tenha uma visão das oportunidades que você pode criar ao usar a IA a seu favor. Não se torne refém dela, mas sim tenha o controle.